A Seleção Brasileira masculina encerrou no último domingo (3), sua participação na Liga das Nações de Vôlei (VNL) 2025. O Brasil conquistou a medalha de bronze pela competição e, agora, se prepara para o Mundial, mas antes participará de alguns amistosos.
Continua depois da publicidade
Confira fotos do Brasil na VNL 2025
Quando a Seleção Brasileira masculina de vôlei volta a jogar
O próximo comprimisso do Brasil será no tradicional torneio Memorial Wagner, um campeonato amistoso de vôlei masculino. O quadrangular será disputado em Cracóvia, na Polônia, entre 29 a 31 de agosto, com presença ainda da Sérvia e da Argentina.
A estreia da Seleção Brasileira será no dia 29 de agosto, uma sexta-feira, no clássico sul-americano com a Argentina. No dia seguinte, o duelo será com a Polônia. O último jogo do Brasil pelo torneio, de acordo com a tabela oficial, será contra a Sérvia, no domingo (31).
Mundial de Vôlei Feminino 2025: Catarinense é novidade na lista da Seleção Brasileira
Além disso, os brasileiros concentram suas atenções para a 21ª edição do Mundial de Vôlei Masculino 2025, que acontecerá entre 12 a 28 de setembro, em Manila, nas Filipinas.
Continua depois da publicidade
Como preparo para a competição, a Seleção Brasileira terá, além do campeonato de amistosos, outro amistoso marcado com os poloneses. Brasil e Polônia se enfrentam dia 4 de setembro, na Atlas Arena, em Lodz, na Polônia.
Sobre o Mundial de Vôlei Masculino 2025
O Campeonato Mundial é uma das principais competições de Vôlei organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A 21ª edição Masculina acontecerá em Manila, nas Filipinas.
O torneio começa dia 12 de setembro e vai até dia 28, contando com 14 dias de jogos. A partir desta edição, serão 32 participantes, oito a mais que as passadas. Além disso, será realizada semestralmente em vez de quadrienalmente.
Campeã olímpica viola suspensão e tem nova punição por doping
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Na Fase preliminar, as 32 equipes foram distribuídas em oito grupos de quatro equipes e jogarão entre si em turno único. Ao todo, serão realizadas 64 partidas. As duas primeiras equipes em cada grupo se classificam para a fase final. Assim, a fase final será composta pelas 16 melhores equipes da primeira fase.
Continua depois da publicidade
Já o mata-mata começará nas oitavas de final, com oito jogos, depois quatro nas quartas de final, duas partidas nas semifinais, a disputa pelo terceiro lugar e, por fim, pelo título do campeonato.
O Brasil está no Grupo H e fará sua estreia dia 14 de setembro, às 10h, contra a China. No dia seguinte, às 23h enfrentará a República Tcheca e o último jogo da fase será sobre a Sérvia, dia 17, no mesmo horário do último confronto.
No Mundial, a Seleção Brasileira masculina busca o tetracampeonato. Os brasileiros conquistaram o ouro três anos seguidos, em 2002, 2006 e 2010. Na última competição, em 2022, o time ficou em terceiro lugar, após superar a Eslovênia por 3 sets a 1.
Apesar de não vencer desde 2002, a Rússia é a maior campeã do torneio, com seis ouros, três pratas e três bronzes. Ainda antes do Brasil, a Itália é a segunda maior vencedora, com quatro ouros e uma prata. A Seleção Brasileira fecha o top 3, com três ouros, três pratas e um bronze.
Continua depois da publicidade
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão
 
                                     
                            
                            






