João Fonseca venceu, nesta quinta-feira (29), o francês Pierre-Hugues Herbert, por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (4), 7/6 (4) e 6/4, e avançou à terceira rodada de um Grand Slam pela primeira vez em sua carreira.
Continua depois da publicidade
Confira imagens do tenista brasileiro, João Fonseca
Segundo informações do ge, o carioca, que iniciou esta semana como número 65 do mundo, não havia passado do segundo jogo, no Aberto da Austrália, em janeiro passado, quando debutou em Majors. Nesta tarde, após disputar dois tie-breaks, João soube manter a mente fria e superou o 147º do ranking.
O jovem de 18 anos jogou diante de uma barulhenta torcida, que lotou a quadra 14 de Roland Garros e estava dividida entre franceses e brasileiros. Seu adversário é um grande especialista em duplas, com quatro títulos de Slams, e foi um oponente duro.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Continua depois da publicidade
João, agora mais preparado, enfrentará no próximo sábado (31), em busca de uma vaga nas oitavas de final, o ganhador do duelo entre o britânico Jack Draper, quinto do mundo, e o veterano francês Gael Monfils (42º). Eles fecharão o programa desta quinta-feira, na quadra central.
Até o momento, o tenista viveu uma oscilação negativa nos últimos torneios, que disputou antes do Roland Garros. Com o segundo triunfo seguido em Paris, o prodígio busca deixar para trás essa má fase.
Campeão do ATP 250 de Buenos Aires e do Challenger 175 de Phoenix, ambos em 2025, João vinha de três derrotas consecutivas: na segunda rodada do Masters 1000 de Madri e nas primeiras rodadas do Challenger de Estoril e do Masters 1000 de Roma.
Como foi o jogo desta quinta-feira (29)
O adversário do brasileiro começou sacando com muita qualidade, forçou bastante o primeiro serviço e não deu chances para João no primeiro game. O carioca não se intimidou, deixou tudo igual e até reverteu uma situação que parecia desfavorável, ao quebrar o saque do francês logo em sua primeira oportunidade, abrindo 2 a 1.
Continua depois da publicidade
Na sequência, Pierre-Hugues devolveu a quebra e venceu três games seguidos, passando a liderar por 4 a 2. Fonseca evitou que Herbert deslanchasse ainda mais e igualou em 4 a 4. A partir daí, houve pouca chance de break point e o set foi para o tie-break, que foi vencido pelo brasileiro por 7 a 4.
João Fonseca: Brasileiro é convocado para Laver Cup pelo Time Mundo contra Time Europa
O segundo set começou com um ace do garoto prodígio, que depois foi pressionado pelo tenista da casa, forçando a ser mais agressivo para abrir 1 a 0. Apesar do esforço de João, o francês acabou vencendo dois games seguidos, quebrando o brasileiro no terceiro game.
Fonseca devolveu o break e retomou a dianteira do placar. Com 5 a 4, o brasileiro desperdiçou três set points, Herbert soube aproveitar o vacilo do rival e levou a parcial para mais um tie-break. No desempate, o embate de alto nível foi vencido pelo número 1 do Brasil por 7 a 4.
O jogo seguiu equilibrado no terceiro set, nenhum dos jogadores estava dando moleza para o adversário. João quebrou o francês no terceiro game, ficou com 2 a 1 e o saque a seu favor, mas Hebert devolveu a altura no game seguinte.
Continua depois da publicidade
No sétimo game, o jovem brasileiro foi para cima e mais uma vez quebrou o europeu, que então passou a demonstrar um certo cansaço. O brasileiro abriu 5 a 3 com bastante qualidade e acabou fechando a parcial por 6 a 4. O jogo acabou em 3 sets a 0 para João Fonseca, que passou para a terceira fase do Roland Garros.
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro



