Pedras Grandes é um município de 4,2 mil habitantes, situado no Sul de Santa Catarina, que reúne inúmeros pontos turísticos, curiosidades e histórias. O local é ligado intrinsecamente à imigração italiana, contando com cartões-postais que preservam essa história. Além disso, a pequena cidade conta com pontos turísticos diversificados.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A cidade foi a primeira colônia de imigrantes italianos no Sul catarinense, fundada em 1877. Entre os principais pontos de visitação estão o campo de girassóis, as réplicas de construções históricas, como o 14 bis e a torre de pisa, além de um cemitério da imigração italiana.

Campo de girassóis

O campo de girassóis fica ao redor da histórica Casa dos Arcos, às margens da SC-390. O campo tem quatro mil metros quadrados e apresenta 30 mil girassóis. As flores foram semeadas pela primeira vez em 2023, desde então o local tem se tornado um ponto de visitação na cidade. Em outubro de 2024 os girassóis floresceram, atraindo inúmeros visitantes.

Qual o significado do “guarda-chuva” que é fechado em basílica de SC após a morte do papa

Continua depois da publicidade

A Casa dos Arcos, construída durante a chegada dos italianos à cidade e tombada como patrimônio histórico, é um importante exemplar da arquitetura da imigração. Próximo a essa construção, encontra-se um lago artificial que pode ser atravessado em uma passarela feita com o aço da ponte histórica ponte Hercílio Luz.

Veja fotos do campo de girassóis

Réplicas históricas

Ainda nas imediações do campo de girassóis, podem ser vistas algumas construções feitas com material reciclado e o aço da ponte Hercílio Luz. Entre as estruturas estão uma réplica em tamanho real do 14 Bis, de Santos Dumont, medindo 12 metros de largura por oito de cumprimento.

Na cidade existe também uma réplica da torre de pisa, com aproximadamente 27 metros de altura. O local conta ainda com uma pirâmide de 14 metros e uma cúpula geodésica.

Continua depois da publicidade

Foto: Prefeitura de Pedras Grandes, Reprodução

Cemitério de imigrantes

Localizado em Azambuja, a primeira colônia italiana do estado, o cemitério de imigrantes italianos preserva a história. A estrutura, que estava desativada há décadas, passou por reformas em 2025.

O local é considerado um patrimônio histórico de Pedras Grandes, contando com lápides originais e sendo cercado por pinheiros e samambaias. Os restos mortais antes ali enterrados, já foram trasladados para outros cemitérios.

Foto: Júlio Cancellier, Reprodução

Leia mais

Qual a lotérica que levou prêmio de R$ 25 milhões da Mega-Sena em bolão no Sul de SC

Após jejum, SC “dá volta por cima” e volta a ser para-raio para fabricar milionários na Mega-Sena