Previsto inicialmente para a semana passada, será assinado nesta quinta (27) o contrato do financiamento de US$ 40 milhões da Prefeitura de Joinville com o Fonplata para a construção da ponte entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista. Os primeiros desembolsos do empréstimo devem começar em até seis meses, com uso no projeto executivo, já contratado. O pedido de licenciamento ambiental será a etapa seguinte. Não há prazo para o lançamento da licitação da obra, mas improvável que ocorra antes de 2020.
Continua depois da publicidade
O que fazer?
Deve ser o tema mais inquietante nas cúpulas das campanhas de Gelson Merisio e Mauro Mariani o que fazer em relação à disputa presidencial, mais especificamente que posição tomar em relação a Jair Bolsonaro, o líder no Estado na última pesquisa do Ibope. Dentro das alianças, há partidos aliados com outros candidatos a presidente, mas esse é o menor dos problemas: a dúvida é tentar calcular a extensão da eventual transferência de votos em caso de apoio a Bolsonaro com a possibilidade de rejeição de parte do eleitorado. Até agora, a tática dos dois candidatos parece ser a mesma: deixar para decidir o que fazer só em eventual segundo turno.
Continua depois da publicidade
Inclusiva
Em decisão na quinta (20), a Justiça confirmou liminar em sentença e determinou à Prefeitura de Joinville o atendimento de pessoas com transtornos mentais em residências terapêuticas inclusivas, seja por meio de estrutura s próprias ou terceirizadas. Também deve ser montada equipe multidisciplinar para avaliar os pacientes e definir se é preciso tal atendimento. A ação foi apresentada em 2012 pelo Ministério Público.
Em baixa
A construção civil voltou a demitir em agosto em Joinville e agora são 119 vagas fechadas desde janeiro, em um ano de recuperação do emprego nos serviços e na indústria . No Estado, o setor da construção abriu 4,3 mil empregos no acumulado do ano.
Quase pronta
Na fase final depois de atrasos, o trecho mais central da rua São Paulo está de cara nova, com recapeamento e novas calçadas, além de instalação de concreto na pista em locais de paradas dos ônibus. É uma das mais importantes ligações entre a zona Sul de Joinville e a área central. Neste momento, só falta praticamente colocar os abrigos para os passageiros do transporte coletivo.
Filho único
Mais ruas deveriam ganhar tratamento semelhante, com 55 km de vias revitalizadas, além da construção de três pontes, só que até agora não saiu nenhuma nova licitação do pacote de obras: a Prefeitura tem alegado que não tem recursos para complementar o financiamento de R$ 105 milhões com o governo federal, assinado no início de 2015. Sem isso, não há como executar todo o pacote. Há tentativas de renegociações, em andamento desde o ano passado, sem sucesso ainda. Dessa forma, do conjunto de obras previstas nesse contrato do PAC da Mobilidade, só saiu um investimento equivalente a 5% do financiamento.
Continua depois da publicidade
A liberação
A proximidade de Marco Aurélio Braga com Udo Döhler levou a conclusão de que, a partir da liberação do secretário de Comunicação para se integrar à campanha de Mauro Mariani, o prefeito estaria aderindo de vez ao candidato do MDB. Talvez não seja exatamente assim: Udo já está campanha, está participando (não sabe se com o envolvimento que o candidato gostaria, mas até não houve queixas, nem seria o momento). Agora, se o prefeito barrasse a ida de Marco Aurélio, aí sim seria criado um mal estar, algo que Udo não deseja.
Nos corredores
Com a alegação de que as vias são subutilizadas e haverá economia, com menos gastos de combustíveis porque as viagens ficarão mais rápidas, tem projeto na Câmara de Joinville para liberar os corredores de ônibus também para veículos oficiais do Executivo e do Legislativo. A proposta é de Tarcisio Tomazoni Junior.
Mariani na Acij
Mauro Mariani (MDB) é o candidato ao governo do Estado a ser ouvido desta segunda (24) para o Fórum de Entidades Empresariais de Joinville, na Acij. Na semana passada, Gelson Merisio (PSD) esteve presente e, na próxima, será a vez de Décio Lima (PT). O candidato do MDB vai abordar suas propostas para o Norte e o os temas de interesse empresarial.
Leia também:
Joinville desperdiça 46,5% de toda a água produzida na cidade
