Florianópolis, cidade que festejou 345 anos nesta sexta-feira, vive um dos seus melhores momentos como protagonista na área econômica, inspirando o Estado, o Brasil e também outros países com o desenvolvimento do seu ecossistema de tecnologia e inovação. Tudo começou há pouco mais de 30 anos graças à qualidade dos cursos de tecnologia da UFSC. A inauguração da filial da Acate e da Acif em Boston, EUA, quarta-feira, é um marco dessa nova fase e vai gerar mais negócios.
Continua depois da publicidade
Energia mais cara
Além do apagão que atingiu o Brasil na última quarta-feira, as contas de luz estão chegando mais caras este ano. Nos Estados onde há revisão tarifária, a alta tem ficado em torno de 20%. Mas este não é o caso da Celesc, em Santa Catarina, que teve revisão ano passado. A expectativa, considerando os itens que compõem a tarifa em SC, a alta de agosto, mês do reajuste no Estado, pode ficar perto de 10%. Ano passado subiu 7,8%.
Menos água
Uma das empresas que se destacam na economia de água é a Embraco, de Joinville. Em 2017, a multinacional economizou 48 milhões de litros nas suas unidades pelo mundo, o suficiente para atender 1,2 mil pessoas por um ano. A empresa também conseguiu reusar 27% do total que consumiu.
Continua depois da publicidade
Mundo dos chocolates
A Páscoa, que será no próximo fim de semana, além do sentido religioso se consagrou como a festa do chocolate. Entre os catarinenses, 93% vão comprar o produto, indicou pesquisa da Fecomércio. A Associação Catarinense de Supermercados apurou que 28% das empresas compraram estoque 8% maior do que o do ano passado e 72% adquiriram a mesma quantia. Ninguém comprou menos, disse o presidente da associação, Paulo Lopes. Há também chocolate premium made in SC. Empresas como a Nugali, de Pomerode, Doce Beijo, de Joinville, e Dare, de Florianópolis oferecem essas opções.
Leia outras publicações de Estela Benetti
Veja também:
EUA aliviam Brasil no aço, mas elevam risco de guerra comercial